Projeto Didático Danças no Mundo: Contextualização



Alisson Tales 
Leonardo Fabricio



A dança é a arte de mexer o corpo, através de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, ela pode ser realizada independente da presença de algum tipo de som ou música, pois seus movimentos podem ser efetuados independente do som que se ouve. Segundo Butt (1995), a dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano, onde ele manifesta todos os seus impulsos e crenças. A história retrata que a dança surgiu ainda na Pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando passos com as mãos, através de palmas. As danças em grupos surgiram através de rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva, seus primeiros registros foram feitos no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Importância da dança nas aulas de Educação Física: 


A dança na Educação Física precisa estar voltada não somente para a recreação, ou simplesmente para o treino de habilidade motoras, mas para o equilíbrio psíquico, para a expressão criativa e espontânea, a fim de assegurar aos alunos a possibilidade de reconhecimento e compreensão do universo simbólico (BAMBIRRA, 1993). Nas escolas a dança permite que os professores possam conhecer melhor os alunos, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir; discutir suas experiências; fazer fluir sua imaginação e verificar a influência dela na realidade e nas atitudes da criança (VERDERI, 1998). Nas salas de aula a Dança Escolar deve possibilitar o regaste da cultura brasileira por meio da tematização das origens culturais abordados em sala, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção da cidadania (GIFFONI, 1973). De acordo com Pereira et al (2001), "(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...)". Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade nas aulas de Educação Física.




O Jazz


História: O jazz é um gênero musical que tem origem em diversos ritmos e melodias afro-americanos, quando se vai a fundo em suas origens o cenário que se depara é obscuro e um pouco incerto. Segundo Jacob Berendt, em “O Jazz – do Rag ao Rock”: “O jazz é uma forma de expressão artístico-musical que nasceu nos Estados Unidos em conseqüência do encontro do negro com a tradição musical européia. O arsenal harmônico, melódico e instrumental se origina na tradição cultural do Ocidente. Ritmo, fraseado, sonoridade, assim como particularidades da harmonia-blues, são de origem africana, elementos estes, porém, filtrados pela experiência vital do negro nos Estados Unidos”. Sabe-se que os elementos que influenciaram o seu nascimento foram trazidos da África pelos escravos, que intervieram de forma significativa ao nível cultural, vindo a criar um novo modo de comunicação e expressão de sentimentos. 

Seu surgimento se deu no final do século XIX nos Estados Unidos e, com o passar dos anos, acabou por se expandir por todo o mundo. New Orleans foi a capital do jazz e sua importância se estendeu até os anos trinta e até essa época, de lá vinham mais da metade dos grandes músicos de jazz. As razões foram: pelo cultivo da tradição franco - espanhola; pela existência de duas diferentes populações negras, a americana e a creole, que gerava uma série de tensões humanas que excitavam a criatividade popular; presença de uma rica atividade musical européia, popular e erudita, e por último, Storyville, o bairro boêmio da cidade, onde todos esses elementos se cruzavam, nos honk tonks, onde todas as classes se entrecruzavam, sem distinções de classes ou preconceitos.

O Jazz, dança, é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Na sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos E.U.A no final do século passado. Pode-se afirmar, inclusive, que nasceu diretamente também da cultura negra. É possível descrever essa dança como uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada pela polirritmia (quando o corpo acompanha vários ritmos simultaneamente), movimentos sincopados (quando há rompimento dos movimentos já internalizados e estabelecem-se outros padrões de movimentos) e pelo swing. Ainda que a influência da música jazz seja bastante intensa sobre a constituição dessa dança, sua prática não necessariamente é acompanhada desse estilo de música, o que permite ao praticante liberdade também na escolha musical. Tanto a música quanto a dança são resultado de uma fusão de relações que prosperam nos territórios americanos a partir do século 18. Suas características mais marcantes e visíveis são baseadas nas danças africanas, nas quais a manifestação não era apenas um espetáculo, mas sim uma forma de comunicação. Hoje a dança se converteu em algo muito mais livre, baseado na improvisação individual e em uma maior expressividade, criando assim, um estilo revolucionário em uma certa contemporaneidade.


https://earth.google.com/web/@29.95842553,-90.0608278,14.45798278a,447.80109329d,35y,75.9929208h,34.9999675t,-0r/data=CmwaahJkCiUweDg2MjBhNjEyNmM5MGZhOGQ6MHhjOTUxOTQ4NWE5Njg0OWU5GeJkLORb9T1AITK4nAHkg1bAKilOZXcgT3JsZWFucyBKYXp6IE5hdGlvbmFsIEhpc3RvcmljYWwgUGFyaxgDIAE



O ingresso do jazz no Brasil se deu nas décadas de 30 e 40 do século XX, mas tomou corpo na década de 50. Foi apenas nos anos 60 que houve um maior desenvolvimento dessa dança em nosso país, fato que se refletiu na grande quantidade de espetáculos produzidos. No entanto, foi nas décadas de 80 e 90 que o jazz ganhou os estabelecimentos de ensino de dança em nosso país, popularizando-se também como elemento integrante da educação corporal infantil.


Características: A principal característica do jazz enquanto musica é que não se apega de forma estrutura a uma partitura, baseando-se antes na improvisação e na livre interpretação. Habitualmente, os músicos tocam um tema conhecido dentro de uma certa estrutura harmônica, mais além das liberdades na execução. Esta liberdade dos artistas de jazz explica a razão pela qual este gênero não regista vendas em massa. O público está mais habituado a consumir música subordinada à melodia e estruturada com um refrão, como é o caso da música pop. A interpretação mais habitual do jazz inclui um instrumento solista (como uma trompeta) acompanhado por uma secção rítmica (bateria, baixo, contrabaixo) e instrumentos harmônicos (piano, guitarra). O jazz pode ser interpretado tanto por solistas como por trios, quartetos ou as chamadas big bands de vários integrantes.


O jazz enquanto dança tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. O comentário artístico e crítico, entretanto, geralmente acha o jazz uma dança de pouco valor coreográfico, por ser uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que organizados formam uma coreografia. As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna, e alguns professores tem divulgado e desenvolvido seus métodos de fundamentação técnica para a formação do bailarino cada vez mais ecléticos. Poucos sabem qual será o futuro e suas novas influências, mas o que se pode afirmar é que até hoje, o Jazz tem sido uma das formas mais importantes da expressão artística.



A Dança: Existem várias formas de se dançar o Jazz e vários termos para denominar cada uma dessas formas, o Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Disco Jazz, Free Style, Street Jazz, Lyrical Jazz e Jazz, são algumas das designações que hoje em dia vão sendo utilizadas para denominar os numerosos aspectos de que se reveste esta forma de expressão artística. 


Veja alguns exemplos dessas designações abaixo:


STREET JAZZ: O Street Jazz deriva de estilos modernos de dança como o Hip Hop, Break, Funk e Eletrônico.Música pulsante, movimento ritmado e espaço para a criatividade estão entre as principais características da modalidade. É um dos tipos de dança que te proporciona liberdade de expressão, já que não existem passos exatos.

STREET JAZZ - Bruno mars "24K magic"



LYRICAL JAZZ: Lyrical jazz é um estilo de dança que envolve ballet e jazz. O termo "lírico" tem normalmente a ver com fato de ser suave e delicidade, mais rápido que o ballet, mas não tão agitado como o jazz. Os movimentos do lyrical jazz são muito suaves e alongados e o bailarino utiliza o movimento para expressar emoções, como amor, alegria e raiva.

Show Me Heaven (Lyrical Jazz) - Jason and Caitlin


JAZZ: O Jazz, dança, é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Na sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares.

Alfonso Ribeiro doing the Carlton on DWTS!!!! (HD 720p)


Jazz Dance Avançado com Edson Santos 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dispositivos Móveis a favor das aulas de Educação Física

Exergames nas Aulas de Educação Física - Mapa Conceitual

Danças no Mundo - Viagem virtual: Nova Orleans - EUA