Danças no Mundo - Viagem virtual: Nova Orleans - EUA




Alisson Tales 
Leonardo Fabricio

Os Estados Unidos da América são uma república federal formada por 50 estados agrupados, exceto o arquipélago do Havaí e o Alaska, situado a noroeste do Canadá. Ocupam a parte central do subcontinente norte americano estendendo-se por 4000 km de leste a oeste e 2000 km de sul a norte. Este país de grandes dimensões (o quarto maior do mundo) faz fronteira com o Canadá ao norte, com o Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e o Oceano Pacífico a oeste. Têm como data oficial de sua fundação 4 de julho de 1776, quando o Segundo congresso Continental, representando as 13 colônias secessionistas, assinou a declaração da independência. Contudo, a estrutura do governo sofreu uma grande mudança em 1788, quando os Artigos da Confederação foram substituídos pela Constituição dos Estados Unidos.

Entre os principais Estados dos Estados Unidos se encontram o Alasca, Arizona, Califórnia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Colorado, Connecticut, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Flórida, Havaí, Luisiana, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Mississippi, Nevada, Nova Iorque, Nova Jérsei, Pensilvânia, Tennessee, Texas, Virgínia, Washington entre outros.



https://www.google.com.br/maps/search/estados+unidos+google+maps/@37.3009852,-94.3217226,4z



O estado de Luisiana é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região Sul do país, à beira do Golfo do México, e têm como capital a cidade de Baton Rouge. Sua cidade mais populosa é a cidade de Nova Orleans, a qual está localizada no sudeste do estado, ao sul do Lago Pontchartrain, no ponto mais baixo do estado. Segundo o censo nacional de 2010, a população da cidade é de 343 829 habitantes e sua densidade populacional é de 783,6 hab/km². Sua região metropolitana possui 1 235 650 habitantes. Possui 189 896 residências, que resulta em uma densidade de 432,77 residências/km².

https://www.google.com.br/maps/place/Luisiana,+EUA/@30.958972,-93.6735374,804548m/data=!3m2!1e3!4b1!4m5!3m4!1s0x8620a454b2118265:0xc955f73281e54703!8m2!3d30.7489173!4d-91.7001343

Nova Orleans é uma cidade conhecida pelo seu legado multicultural - especialmente influências culturais francesas, espanholas e afro-americanas, pela sua música e também por sua culinária. Nova Orleans é um destino turístico internacional mundialmente famoso graças aos seus vários festivais. Entre os mais importantes são o Mardi Gras, Jazz Fest, Southern Decadence, e o festival de futebol americano Sugar Bowl. O nome da cidade é geralmente abreviado, usa-se a abreviação NOLA para se referir a ela, e o gentílico dos habitantes que moram nela é Orleniano(a). A cidade está localizado nas planícies litorâneas do Rio Mississípi, a aproximadamente 160 quilômetros longe da foz do rio, no Golfo do México. A geografia da região caracteriza-se pela sua baixíssima altitude, com várias áreas estando localizadas em uma altitude abaixo do nível do mar. Por causa de sua baixa altitude e do seu terreno muito pouco acidentado, um pequeno aumento do volume das águas do Rio Mississippi pode desencadear enchentes ao longo da região inferior do rio. Nova Orleans perde somente para o Vale da Morte e para o Mar Salton no que se diz repeito a altitude. Muito da cidade está localizada entre 30 centímetros a três metros abaixo do nível do mar o que torna a região altamente vulnerável a enchentes e inundações. Sua região metropolitana é a trigésima nona maior área urbana do Estados Unidos.


No início do século, New Orleans ou Nova Orleans, como preferir, era um caldeirão de raças, povos e credos. E todos eles amavam e praticavam as suas próprias tradições musicais. Lá tudo se ouvia, nas salas e nas ruas: ópera francesa, folk songs, as danças espanholas, marchas prussianas, canções napolitanas, melodias cubanas, ritmos africanos, blues, spirituals, shouts, ragtime e tudo o mais que fosse musical. A cidade de New Orleans ficou conhecida até hoje como a capital do jazz, a sua importância se estendeu dos anos trinta até essa época, de lá surgiram mais da metade dos grandes músicos de jazz, entre eles estão, Louis Armstrong, Kid Ory, Peter White, Steve Cole, Jelly Roll e muitos outros. As razões foram: pelo cultivo da tradição franco - espanhola; pela existência de duas diferentes populações negras, a americana e a creole, que gerava uma série de tensões humanas que excitavam a criatividade popular; presença de uma rica atividade musical européia, popular e erudita, e por último, Storyville, o bairro boêmio da cidade, onde todos esses elementos se cruzavam, nos honk tonks, onde todas as classes se entrecruzavam, sem distinções de classes ou preconceitos.

Nova Orleans é uma cidade bastante atrativa na qual possui pontos turísticos dos mais variados tipos. Entre os seus principais pontos turísticos estão alguns dos listados a baixo:

Louis Armstrong Park: O parque de Louis Armstrong é um parque de 32 hectares (130.000 m 2 ) situado no bairro de Tremé de Nova Orleans.




Jackson Square: É um parque histórico no bairro francês de Nova Orleans , Louisiana . Foi declarado um marco histórico nacional em 1960, para seu papel central na história da cidade, e como o local onde em 1803 Louisiana foi feito território dos Estados Unidos de acordo com a compra de Louisiana. Em 2012, a American Planning Association designou Jackson Square como um dos Grandes Espaços Públicos da América.



New Orleans Jazz Museum: O Museu de Jazz de Nova Orleans foi um museu relacionado com a história do jazz de Nova Orleans. Originalmente um museu separado, a coleção está agora no Louisiana State Museum Jazz Collection.





Que essa pequena, porém, bastante interessante viajem virtual possa ter ajudado a levar você a um ambiente diferenciado, novo, e possa também ter despertado o interesse em conhecer essa linda e atrativa cidade que a cidade de Nova Orleans - EUA.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dispositivos Móveis a favor das aulas de Educação Física

Exergames nas Aulas de Educação Física - Mapa Conceitual