Dança pelo Mundo


A Importância da Dança nas Aulas de Educação Física


A dança traz inúmeras formas de benefícios para as pessoas, envolvendo os aspectos psicológico, cognitivo e motor, contribuindo assim para a integração e formação de senso crítico em cuidados com a saúde e com o corpo, além de ser um meio educativo para ajudar na promoção da saúde abordando temas transversais como, sexualidade, puberdade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e organização psicológica.
No âmbito escolar a dança costuma ser utilizada apenas em eventos festivos ou como atividade extracurricular, apesar de estar incluída no bloco de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, poucos profissionais se sentem preparados para utilizá-la em suas aulas.
A dança, independente de sua modalidade, tem como objetivo buscar a expressão individual de pensamentos e sentimentos, desenvolvendo a psicomotricidade, que é uma percepção para gerar ações motoras que influenciam os fatores intelectuais, afetivos e culturais, e deve ser utilizadas enquanto conteúdo nas aulas de Educação Física escolar, assim como preconizam os Parâmetros.





 História do Mambo

O Mambo nasceu em Cuba, fruto de uma fusão de várias sonoridades musicais. Ele recebeu forte influência das cadências afro-cubanas procedentes das cerimônias religiosas típicas do Congo. O termo com que ele foi batizado provém de uma gíria comum entre os músicos negros – “estás mambo?”, ou seja, “tudo bem com você?”. Estes artistas executavam um ritmo conhecido como El Son nos grupos musicais cubanos.

A história do mambo moderno tem início em 1939 quando Orestes López e Cachao López escreveram uma música chamada “Mambo”, com o uso de ritmos derivados da música africana.

O mambo sofre uma forte influência do Jazz, uma vez que a maioria dos músicos emigrados trabalhava para gangsteres Ítalo-Americanos, (que controlavam os cassinos) e pretendiam agradar os clientes com o ritmo mais americano, aos poucos foi-se introduzindo o som latino, daí existe uma grande influência deste ritmo. Em 1951, Perez Prado e sua Orquestra fazem uma turnê nos Estados Unidos, estabelecendo-se como o rei do mambo. Este é o verdadeiro criador do “Mambo #5“. Em meados da década de 70, o mambo tornou-se a dança favorita em Nova Iorque, desenvolvendo-se e conquistando o mundo, sendo criada a nova moda – o “Latin Hustle“.
                                      


A Dança

mambo é uma dança sensual e muito popular, com ritmos Cubanos e Africanos. A palavra “mambo” significa “conversa com os deuses” e é também o nome de um tambor (esses tambores eram utilizados para fins sagrados e rituais). A influência da dança Danzon, misturada com a dança dos escravos haitianos chamada Cinquillo começam a definir a dança do Mambo. A palavra vem do Voodoo (Haiti / Africano), bem como as suas ligações para descrever a sacerdotisa de Voodoo, no Haiti. No entanto, o Mambo como palavra africana significa “Coro ou Vozes”. Há em vários países significados diferentes, mas sempre místicos, definindo a dança como se fosse a adoração aos deuses. Indica-se que a principal origem dos seus passos advém da dança do Orisha Shango.

Conheça algumas formas de se dançar o Mambo 

Mambo no. 8



Cuban Mambo danced by professional dancers in Havana, Cuba




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Por, Maria Natálha Gomes e Maiara Rodrigues 

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