Dispositivos Móveis a favor das aulas de Educação Física


Que as tecnologias estão avançando cada vez mais e mais é um fato imudável, a humanidade corre contra o tempo a fim de alcançar as novidades das TIC'S que surgem a todo instante, e muitos ainda questionam até que ponto esses avanços tecnológicos beneficiam ou não a humanidade. 
Trazendo essa discussão para o âmbito escolar, ou até mesmo em nível de unidade acadêmica, há quem defenda que todos esses avanços contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem, e outros acreditam que não, que toda essas tecnologias acabam por acomodar aqueles que fazem uso delas, por tornar tudo mais simples e rápido, implicando assim, no impedimento parcial de um aprendizado tradicional caracterizados por etapas em que o aluno deve se dedicar ao máximo em cada uma delas a fim de garantir o êxito no processo final. 
Diante de tamanha proporção, o fato é que não há como impedir a progressão tecnológica, sendo assim, por que não utilizar as TIC'S como ferramentas para desenvolver uma aula diferenciada (uma vez que todo esse questionamento, refere-se a um contexto escolar), de forma a possibilitar aos alunos um atrativo a mais nas aulas, uma forma diferente de aprender o conteúdo trabalhado? 
Seguindo essa linha de pensamento, foi desenvolvido um plano de aula que utiliza um tipo de dispositivo móvel enquanto recurso para uma aula de Educação Física do Ensino Fundamental II.


PLANO DE AULA

TEMA: Basquetebol (esportes)
DISCIPLINA: Educação Física
INTITUIÇÃO: Escola Estadual Freiriana Desenvolvendo a Autonomia
TÍTULO: Basquetebol: contexto histórico e a sua prática na esfera escolar
PROFESSOR (AS): Leonardo Fabrício, Maria Natálha Gomes e Alisson Tales
SÉRIE:  8º ANO          TURMA: A, B, C e D    ANO: 2017    HORA/AULA: 2hs/AULA
TÍTULO: Basquetebol: contexto histórico e a sua prática na esfera escolar

OBJETIVOS
GERAL: Apresentar o contexto histórico da modalidade basquetebol e os conhecimentos inerentes a sua prática.
CONCEITUAL: Compreender a origem do basquetebol e os aspectos técnicos-táteis da modalidade.
PROCEDIMENTAL: Elaborar uma produção textual sobre o conteúdo desenvolvido na aula a partir do conteúdo ministrado; criar um mapa mental utilizando o aplicativo Text2Mindmap a partir do texto elaborado; Discutir as produções em sala, visando partilhar o conhecimento adquirido com os outros alunos.
ATITUDINAL: Respeitar a individualidade e cada ser, levando em conta as diferenças apresentadas nas relações interpessoais; Entender que as opiniões diferentes acerca do conteúdo desenvolvido, constrói um conhecimento mais elaborado.

CONHECIMENTO PRÉVIO: Contexto histórico; esporte; aplicativo; mapa conceitual.

APLICATIVO ESCOLHIDO E A SUA CARACTERIZAÇÃO: Text2Mindmap (disponível em: https://www.text2mindmap.com/) - Esse aplicativo tem sua funcionalidade voltada para a criação de mapas mentais. sendo gratuito e de simples utilização. Para a criação do mapa mental é necessário escrever um texto na área disponível para tal, relacionado ao conteúdo a ser trabalhado, com cada linha do texto representando um ramo separado no mapa mental. Cada grupo de ramificações cria um nó no mapa.
Depois da criação do mapa mental, é possível personalizá-lo de modo a alterar o posicionamento das ramificações e de seus agrupamentos, assim como a cor das letras, a fonte e o seu tamanho, tornando-se algo atrativo e interessante de ser desenvolvido.
Além disso, o mapa pode se salvo em PDF, como foto ou compartilhado por e-mail, facilitando a sua divulgação e distribuição entre o(s) aluno(s) ou grupo(o).

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO : Após a aula ministrada sobre o contexto histórico do basquetebol e os aspectos inerentes a sua prática, os alunos se dividiram em grupo de no máximo 05 pessoas para a construção de um texto em cima da compreensão do grupo acerca do conteúdo ministrado, em seguida, os grupos identificarão os pontos principais dos seus respectivos textos para a construção do mapa mental no aplicativo Text2Mindmap. Em seguida, os grupos apresentaram os mapas mentais que construíram. 

RECURSOS: A aula será desenvolvida no laboratório de informática, apresentação em power point para a aula expositiva, além do aplicativo Text2Mindmap para a contemplação do objetivo da aula.

AVALIAÇÃO: Será de modo processual, identificando o conhecimento prévio dos alunos associados a compreensão dos alunos sobre conteúdo trabalhando, analisando a construção do mapa mental construído por cada grupo, ao final, um momento para que os alunos exponham suas opiniões acerca da ferramenta utilizada em aula, o dispositivo móvel.

REFERÊNCIAS: 

CARVALHO, A. A. A. et al. Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Ministério da Educação – Direção Geral da Educação; p. 327 – 333, 2015.

SAVIETTO, A. P; MONTEIRO, D. S. A prática do basquetebol nas escolas. São Paulo. Disponível em: < http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/1327.pdf > Acesso em: 14 de março de 2017.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL (CBB). A história oficial do basquete. Disponível em: < http://www.cbb.com.br/OBasquete/HistoriaOficial > Acesso em: 14 de março de 2017. 




Construindo o mapa mental ...

Ir até o site (https://www.text2mindmap.com/) e digitar o texto na área correspondente (Outiline your text), em seguida criar o mapa mental ( Draw Mind Map), feito isso, basta organizar a sequencia das ramificações e salvar como foto ou em PDF.



Após ramificações organizadas, mapa mental salvo como foto.




Salvo também em PDF: file:///D:/Documentos/Downloads/text2mindmap.pdf

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