Webgincana
Esporte Espetáculo
O esporte sempre influenciou o comportamento da sociedade, seja nos seus hábitos, costumes ou até mesmo na cultura, atraindo apreciadores e torcedores em todo o mundo. Ao perceber a influencia que o esporte tem nas vidas das pessoas, a mídia começa a propor o esporte como uma manifestação cultural poderosa e influente capaz de alienar e massificar a população em torno do capitalismo e o consumo, deixando de ser uma mera diversão e prazer, tornando-se assim esporte espetáculo.O esporte espetáculo passa a ter a mídia como sua principal parceira para financiamento das equipes e para realizações de eventos esportivos, estabelecendo uma relação de interdependência. Enquanto os canais de televisões formatam, em certos contextos, seus horários e a programação de acordo com o calendário dos eventos esportivos, por outro lado, alguns esportes determinam mudanças nas regras para se adequar aos padrões do espetáculo televisivo.
A Webgincana consistirá nas realizações das atividades e missões propostas, sendo atribuída a cada atividade a nota máxima de 10 pontos, e em cada missão o valor de até 15 pontos.
Atividade 01: Já que vocês já sabem o que é Esporte Espetáculo (EE), pesquisem os principais EE mais assistido mo Brasil (até 03) e apresente cada um deles em forma de vídeo.
Os vídeos podem ser pesquisados no YouTube (https://www.youtube.com/)
Atividade 02: Sendo o futebol um esporte espetáculo. Relacione, em forma de mapa mental, os principais jogadores da atualidade.
A construção do mapa mental pode ser feito no Text2Mindmap (https://www.text2mindmap.com/).
Atividade 03: Construa uma história em quadrinhos (HQ) falando sobre a influência da mídia no EE.
A HQ pode ser criada através do Pixton (https://www.pixton.com/br/)
Missão 01: Antes do início do jogo de Rugby, geralmente, os jogadores fazem uma dança intimidadora, chamada HAKA. Cada equipe deve pesquisar e aprender a dança, para apresentar ao final da webgincana.
O vídeo com a dança HAKA pode ser conferido através do link https://www.youtube.com/watch?v=yiKFYTFJ_kw
Missão 02: Caça ao esporte: No espaço da escola estarão espalhadas dicas que caracterizam um EE. Vocês terão que sair em busca dessas pistas a fim de descobrir qual é o esporte. A equipe que achar todas as dicas primeiro e descobrir qual é o esporte, pontua.
Desafio Final: Será sorteado um Esporte o qual as equipe deverão fazer uma simulação de jogo. Tal desafio conta como pontuação extra, que poderá ir até 20 pontos a depender das performances das equipes.
Desafio Final: Será sorteado um Esporte o qual as equipe deverão fazer uma simulação de jogo. Tal desafio conta como pontuação extra, que poderá ir até 20 pontos a depender das performances das equipes.
Avaliação: Após as apresentações das atividades propostas, cada equipe receberá a sua pontuação, e em seguida deverão realizar as missões. A equipe que se recusar a fazer as missões, não pontuará e será desclassificada. Ao final, descobriremos qual equipe vencedora.
Enfim, a webgincana permitirá que os alunos conheçam o que seria Esporte Espetáculo e todo o contexto que ele envolve, de forma lúdica e atrativa,
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