Games Online Nas Aulas de Educação Física



Game: Jogo Capoeira Fighter 1


Gênero: Ação - Lutas

Tempo de aprendizagem para jogar o jogo: 5 minutos

Dificuldade de aprendizagem para jogar o game escolhido: Aprender as teclas responsáveis pelos movimentos de ataque, defesa e floreios.

Contexto ou  história do game analisado: O jogo acontece ao ar livre onde os dois jogadores tem como objetivo principal a execução dos movimentos da capoeira como a ginga, o aú, a esquiva e não necessariamente o bater, o ataque físico. Podendo ser jogado por duas pessoas num mesmo teclado do computador.

Objetivos principais existentes no game e a inclusão desses objetivos na sala de aula: Dentre os objetivos principais, destacam-se: a execução dos movimentos da capoeira de forma correta para conseguir uma maior pontuação. Não basta bater forte, você tem que mostrar habilidades na execução dos movimentos.
Assim como no game online, os movimentos das capoeira podem ser trazidos para a sala de aula. Evidenciando que o jogo de capoeira não se trata de bater no oponente até deixá-lo no chão, que não precisa bater para ganhar do adversário, basta executar os movimentos.

Regras existentes no game analisado: Executar ao máximo os movimentos de defesa, ataque e floreios que são característicos da capoeira para que se pontue mais,  antes de ser vencido pelo oponente.

Utilização do game nas aulas de Educação Física: O jogo Capoeira Fighter pode ser usado como introdução ao ensino da capoeira.

Proposta de atividade com o game nas aulas de Educação Física: Inicialmente os alunos conhecerão alguns movimentos da capoeira a partir dos quais conseguirem executar no jogo. Posteriormente será abordado o contexto histórico da capoeira, destacando as principais diferencias entra a capoeira regional e de angola. Finalizando com o ensino de alguns movimentos da capoeira, a própria ginga, a cocorinha - movimento de defesa, a meia lua de frente - movimento de ataque, e o AÚ - floreio.

Avaliação das atividades desenvolvidas a partir do game: A avaliação será de forma processual. Tendo como objetivo principal possibilitar aos alunos o conhecimento histórico e de alguns movimentos da capoeira. Ao final terá uma roda de conversa afim de identificar os elementos que os alunos conseguiram apreender a partir da aula.






Game: Bike Mania 2



Gênero: Jogos de Esportes

Tempo de aprendizagem para jogar o jogo escolhido: 20 minutos

Dificuldade de aprendizagem para jogar o game escolhido: O jogo apresenta uma certa dificuldade em relação a parte da coordenação motora exigida por ele. Concentração e habilidade com os dedos também são algumas dificuldades do jogo.

Contexto ou  história do game analisado:O jogo é dividido em seções onde o jogador percorre através de uma pista com diversos obstáculos, não podendo tocar o chão com os pés. Os obstáculos no curso podem ser de elementos naturais ou construídos para esse propósito.

Objetivos principais existentes no game e a inclusão desses objetivos na sala de aula: O objetivo principal do jogo é completar todas as pistas de moto passando por diversos obstáculos, incluindo rochas, rampas e saltos. Quanto mais rápido você termina as pistas mais pontos você ganha. Na sala de aula seus objetivos podem ser incluídos de uma forma na qual possam trabalhar as habilidades de coordenação e concentração dos alunos em atividades práticas como elaboração de circuitos, jogos com bola e etc.

Regras existentes no game analisado: Não é permitido cair da motocicleta durante o percurso.

Utilização do game nas aulas de Educação Física: O game pode ser usado nas salas de aula como forma de promover o desenvolvimento motor, de concentração e raciocínio para crianças do ensino infantil com idade acima de 5 anos de idade.

Proposta de atividade com o game nas aulas de Educação Física:  A turma será divididas em grupos de até cinco pessoas onde quem pontuar mais e em menos tempo ganha;
Será feito a elaboração de atividades práticas que desenvolvam as habilidades exigidas no jogo fora da sala de aula;
A turma apresentará uma discussão em sala sobre o jogo e a experiência obtida através das atividades;

Avaliação das atividades desenvolvidas a partir do game: A avaliação será feita em um primeiro momento de forma processual, a partir da observação da participação e presença dos alunos nas aulas, e num segundo momento em forma avaliativa acerca das discussões apresentadas em sala.

http://clickjogos.com.br/Jogos-online/Esportes/Bike-Mania-2/

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