A Era Digital em Nossas Vidas


A tecnologia é muito fascinante ela facilita a aprendizagem principalmente quando você é muito curioso, alem de permitir diversão e interação.
O vídeo game,vídeo cassete foram meus primeiros contatos com a tecnologia , tirando a TV é claro, lembrar que acordava cedo para assistir e jogar com minha irmã trás uma nostalgia muito grande.
Meu primeiro contato com o computador foi em uma lan house por conta de um jogo, no inicio tinha dificuldades com o uso do mouse, quase nunca acessava internet, até que conheci os jogos online tive a necessidade de ter meu primeiro email, comecei usar internet para trabalhos escolares. As redes sociais foram descobrimento de algo novo, de um novo mundo. Apesar de gostar jogar e redes sociais, hoje em dia não estou muito atualizado nas novidades. sempre demoro um pouco para ter vontade de usar novo.
Depois que o PC entrou na minha vida ficou tão fácil fazer aquele trabalho chato que antes consumia horas e horas pesquisando em livros, ter uma ferramenta que matasse toda aquela curiosidade que existia em mim, com o passar dos anos a interne facilitou meus estudos para o vestibular tendo acesso a vídeo aulas, imagino como era nas décadas passadas  deveria ser muito difícil  ficar horas pesquisando algo e poder ter chances de  não encontrar , por outro lado penso que se adquiria uma quantidade muito grande de conhecimento pelo fato de passar horas lendo. O futuro nos reserva coisas incríveis, mas espero não ocupem o lugar de humanos em algumas atividades, saber respeitar esse limite é fundamental para sociedade. 
Tales


A minha memória mais antiga com relação ao mundo digital se refere à televisão. Desde muito nova (3 anos de idade), a minha maior diversão era passar horas e horas assistindo vários desenhos, e entre os preferidos estavam: Pica-Pau, Tom e Jerry, Piu-Piu e Frajola, Super Chock, Três Espiãs Demais...
Paralelamente a isto, e falando ainda enquanto memória mais antiga, vale ressaltar a importância do videocassete na minha vivência. As fitas de videocassete entravam para suprir a ausência dos desenhos na TV, uma vez que não era a todo momento que desenhos eram televisionados, geralmente no período da manhã. Para chamar de minha, eu tinha apenas duas: Tarzan e Angélica Zoando na TV, que por sinal, foram os dois filmes que mais marcaram minha infância. O primeiro referente a um menino que tinha a floresta como sua casa e os bichos como sua família, e o outro, marcou ainda mais porque, através da história do filme eu ficava me imaginando entrando na TV, sendo trocada de canais, fazendo parte de cada novela, desenho, filme, série... que estivesse sendo televisionada, até hoje essa lembrança é muito viva em mim. Durante muitos anos minha ligação com o mundo digital esteve direcionada à TV (1998-2002).
Passa-se um tempo, e o videocassete vai perdendo espaço para o aparelho de DVD, o rádio começa a atuar em minha vida com músicas de Roberto Carlos, por influência de minha avó (2002-2004).
Outro momento importante durante minha trajetória no mundo digital é o início do acesso ao telefone celular. O meu primeiro aparelho foi um Nokia “tijolão” com a luz do visor e do teclado amarela, carcaça azul da Hello Kitty e utilizava ele para jogos, o da “cobrinha” e o do “tige”, passava horas jogando (2005). Nesse tempo, eu já conhecia o computador, por causa do que assistia na TV, havia um em específico que a parte traseira do monitor (a bundinha) tinha uma parte verde de material transparente, e era um desses que eu gostaria de ter, por ser diferente. E por volta de 2006 que ganhei meu primeiro computador (usado), mas sem internet, o qual eu usava apenas para desenhar no paint, pois nunca soube jogar paciência.
Mais tarde (2006), ganhei um computador completo com impressora, monitor LCD e com acesso à internet (por meio do modem). A primeira busca no Google foi por jogos, jogos de vestir bonecas e fiquei meses nessa, até descobrir as redes sócias da época, os falecidos Orkut e MSN (2008).
O mundo digital não para e a cada momento surgem novidades. Ao final do ano de 2008 e início de 2009, eu saía de uma tecnologia já ultrapassada que era um celular com câmera digital, mas ainda com teclado (era de um tipo de modelo de sobe e desce), para um celular também com câmera, mas que havia apenas um botão central e na parte inferior da tela, e todo funcionamento se dava através do toque na tela.
A partir de 2012 até os dias atuais, uma das minhas atuações, talvez a mais efetiva, no mundo digital tem se dado através das redes sociais (Facebook, Instagram WhatsApp) e ferramentas de busca como Google Chrome, Google Acadêmico, YouTube, e agora, utilizando o próprio Blogger como uma das infinitas ferramentas do mundo digital.
Ao ter que desenvolver esta atividade, proposta pelo professor de TIC da faculdade, algumas dificuldades foram encontradas, como por exemplo: ter que resgatar memórias antigas relacionadas ao mundo digital, o que eu vivenciava enquanto tecnologias de informática e comunicação, muitas vezes sem ter nem noção daquilo. E com isso, eu pude perceber que desde o princípio que eu estive inserida neste mundo, vivenciando como se fosse meu, adaptando-me a medida que as novidades surgiam, mas enxergando-as como algo “normal” do cotidiano.
E tudo isso se deve ao fato de que a tecnologia evolui de forma exponencial e a visão acerca dela avança de forma linear, deste modo, só pode se perceber o avançar da tecnologia após esse processo ocorrer e se consolidar. Talvez por esse fato, eu não tenha percebido toda a evolução do mundo digital, apenas vivenciado-a.
  Natálha




Linha do  Tempo

                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exergames nas Aulas de Educação Física - Mapa Conceitual

Dispositivos Móveis a favor das aulas de Educação Física

Danças no Mundo - Viagem virtual: Nova Orleans - EUA