O Envolvimento das Crianças com os Avanços Tecnológicos


O mundo digital evolui velozmente, a cada instante se é lançado uma novidade que automaticamente já está sendo utilizada pelos usuários da internet.  Fizemos uma comparação com os anos de 2003, 2009 e 2015, analisando as vivências das crianças com as tecnologias de informática e comunicação (TIC).

Em 2003, a relação das crianças com as TIC esteve diretamente relacionada com videogame, gameboy ou até mesmo outro artefato tecnológico. Gostavam da companhia dos pais para passeios ao shopping, para poder comprar roupas, guloseimas, refrigerantes, que eram pagos pelas crianças com a mesada recebida dos pais.


Em 2009, o cenário já muda um pouco.  As crianças já são denominadas como nativos digitais, utilizavam a internet para conhecer outras crianças, fazer novas amizades e para busca de jogos competitivos. Tais fatos contribuem com a relação de crianças com crianças de diversos países, com cultura e costumes diferentes.  A internet era vista como um ambiente perfeito para novas experiências, para fazer coisas que, pessoalmente, não se tinha coragem de fazer, como declarações amorosas. Encontra partida, surge à preocupação com os pedófilos, que se infiltravam em comunidades se passando por crianças a fim de enganá-las, enaltecendo o cuidado que os pais devem ter com o que as crianças andam fazendo e com quem estão se comunicando através da internet e como estratégia para essa fiscalização, sugere-se o uso do computador em área de acesso comum na casa. Era importante que os pais não vissem a internet como uma babá eletrônica e que tivessem controle do que os filhos faziam nas redes.





Em 2015, e daí falando de uma realidade mais atual, porém não esgotada, várias ferramentas como smartphones, tablets e videogames são totalmente acessíveis às crianças, elas têm o mundo segurado pelas mãos através desses aparelhos. E se, desde que as crianças passaram a fazer parte desse mundo digital foi necessário que os pais estivessem atentos aos conteúdos que os filhos estavam acessando, agora então passa a ser ainda mais necessário. Filtrar os conteúdos que devem ser usados pelas crianças é uma atitude importante, mas mais que isso, é preciso explicar o que pode ou não pode ser visto na internet. O exemplo dos pais e o controle são fundamentais, mas é preciso também, respeitar a privacidade dos filhos, tornando-os sujeitos ativos nesse processo, estabelecendo regras em que o não cumprimento implica em medidas punitivas. Outra questão a ser abordada, que evolui a medida que as TIC vão evoluindo, é com relação à saúde dos usuários, devido ao uso excessivo desses aparelhos, problemas como tendinites nos dedos das mãos, irritações nos olhos, prejuízos nas posturas vem sendo desenvolvidos, além do sedentarismo e obesidade que em partes é em decorrência da praticidade que o mundo digital oferece.



O uso de tecnologia cada vez mais cedo pelas crianças tem implicado em consequências preocupantes, a escola e mais precisamente as aulas de Educação Física é para muitas crianças o único espaço que elas têm para momentos de “movimento” na sua rotina diária. As TIC tem fundamental importância no desenvolvimento da sociedade, mas é preciso usá-las com sabedoria de forma que favoreça em todos os aspectos que contribuem para uma melhor qualidade de vida.








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