O Envolvimento das Crianças com os Avanços Tecnológicos
O mundo digital evolui
velozmente, a cada instante se é lançado uma novidade que automaticamente já
está sendo utilizada pelos usuários da internet. Fizemos uma comparação com os anos de 2003,
2009 e 2015, analisando as vivências das crianças com as tecnologias de informática
e comunicação (TIC).
Em 2003, a relação das crianças
com as TIC esteve diretamente relacionada com videogame, gameboy ou até mesmo outro
artefato tecnológico. Gostavam da companhia dos pais para passeios ao shopping,
para poder comprar roupas, guloseimas, refrigerantes, que eram pagos pelas
crianças com a mesada recebida dos pais.
Em 2009, o cenário já muda um
pouco. As crianças já são denominadas
como nativos digitais, utilizavam a internet para conhecer outras crianças,
fazer novas amizades e para busca de jogos competitivos. Tais fatos contribuem com
a relação de crianças com crianças de diversos países, com cultura e costumes
diferentes. A internet era vista como um
ambiente perfeito para novas experiências, para fazer coisas que, pessoalmente,
não se tinha coragem de fazer, como declarações amorosas. Encontra partida,
surge à preocupação com os pedófilos, que se infiltravam em comunidades se
passando por crianças a fim de enganá-las, enaltecendo o cuidado que os pais
devem ter com o que as crianças andam fazendo e com quem estão se comunicando
através da internet e como estratégia para essa fiscalização, sugere-se o uso
do computador em área de acesso comum na casa. Era importante que os pais não
vissem a internet como uma babá eletrônica e que tivessem controle do que os filhos
faziam nas redes.
Em 2015, e daí falando de uma
realidade mais atual, porém não esgotada, várias ferramentas como smartphones,
tablets e videogames são totalmente acessíveis às crianças, elas têm o mundo
segurado pelas mãos através desses aparelhos. E se, desde que as crianças
passaram a fazer parte desse mundo digital foi necessário que os pais
estivessem atentos aos conteúdos que os filhos estavam acessando, agora então
passa a ser ainda mais necessário. Filtrar os conteúdos que devem ser usados
pelas crianças é uma atitude importante, mas mais que isso, é preciso explicar
o que pode ou não pode ser visto na internet. O exemplo dos pais e o controle são
fundamentais, mas é preciso também, respeitar a privacidade dos filhos,
tornando-os sujeitos ativos nesse processo, estabelecendo regras em que o não
cumprimento implica em medidas punitivas. Outra questão a ser abordada, que
evolui a medida que as TIC vão evoluindo, é com relação à saúde dos usuários,
devido ao uso excessivo desses aparelhos, problemas como tendinites nos dedos
das mãos, irritações nos olhos, prejuízos nas posturas vem sendo desenvolvidos,
além do sedentarismo e obesidade que em partes é em decorrência da praticidade
que o mundo digital oferece.
O uso de tecnologia cada vez mais
cedo pelas crianças tem implicado em consequências preocupantes, a escola e
mais precisamente as aulas de Educação Física é para muitas crianças o único
espaço que elas têm para momentos de “movimento” na sua rotina diária. As TIC
tem fundamental importância no desenvolvimento da sociedade, mas é preciso
usá-las com sabedoria de forma que favoreça em todos os aspectos que contribuem
para uma melhor qualidade de vida.
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